5 de dez. de 2014

Ansiedade

Vou começar esse post fazendo uma confissão: Já sofri demais por antecipação e pela graça de Deus melhorei muito.

Ouvi algumas vezes que o oposto de ansiedade seria a esperança.


Alguém pode dizer:

- Eu tenho esperança de que tudo pode dar certo, mas também sei que é possível dar errado, por isso fico ansioso e não consigo ter paz.

Parece confuso ou contraditório, mas na verdade é bem simples.

Não acredito que qualquer esperança de que tudo vai dar certo e um pensamento positivo possa libertar da ansiedade, mas uma Esperança especificamente em Deus. 


Sei (por experiência própria) que as vezes o que nos parece ser o "dar errado", posteriormente descobrimos que era o melhor, ou seja, o melhor a longo prazo, mesmo assim não conseguimos estar sempre tranquilos diante das adversidades.


Um exemplo disso é que quando temos de fazer algo que está ao nosso alcance, mas que precisamos aguardar para fazê-lo e isso torna-se um tormento. Pior, quando não está ao nosso alcance e é uma questão de tempo até que seja necessário resolvê-lo, um abatimento irracional tenta tomar conta dos nossos pensamentos, mesmo sabendo que no fim tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.


A melhor medida nesses momentos é a oração e nada melhor do que ir a um culto e adorar a Deus quando os pensamentos começam a fervilhar. 


A explicação para isso é a Palavra de 1 Pedro 5:6-7


"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós."  (1 Pedro 5:6-7)


Sabemos que Deus tem cuidado de nós e de nossos queridos amigos e familiares com todo o Seu imenso Amor e deveríamos retribuir com toda a confiança, mas como qualquer pecador, temos inúmeros defeitos. Confiamos em Deus? É claro que sim, mas nossa mente falha esquece disso e as vezes fica fraca diante de uma enxurrada de sentimentos.


Fazer o uso de medicamentos? Não vejo problema algum, se recomendado por um médico, pois no passado experimentei Valeriana e Passiflora, foi necessário na época. Glória a Deus tenho vencido essa "guerra" no campo de batalha da mente.


Já vi pessoas perderem o emprego devido a ansiedade e sei que coisas muito piores podem acontecer, por isso resolvi escrever esse post para tentar ajudar alguém que possa estar lendo nosso blog em qualquer parte do mundo e sofrendo de ansiedade.


A genuína Esperança é fruto de um processo como Paulo escreveu aos Romanos:


"E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança; e a perseverança, experiência; e a experiência, esperança. Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito Santo, que nos foi outorgado." (Romanos 5:3-5)

Esteja cheio do Espirito Santo, permaneça firme e em PAZ em nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário