1 de mar. de 2013

Seja o Homem!

Ouvimos muitas vezes essa expressão tão dura sendo dita a um menino porque está chorando ou porque está agindo de uma maneira que desagrada alguém, mas e nós, homens adultos, somos de fato o homem que deveríamos ser?

O homem é um projeto de Deus.

"E disse Deus: Façamos o homem a nossa imagem, conforme a nossa semelhança; domine ele sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre os animais domésticos, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se arrasta sobre a terra."
(Gênesis 1:26) 

Este homem recebeu de Deus autoridade para dominar, mas não foi somente isso, Deus lhe presenteou com a mulher, sua ajudadora, tudo lindo, no entanto sabemos como a história terminou, mulher enganada pela serpente, homem cedendo à tentação, desobedecendo seu Criador e pagando um alto preço por isso.

A história por vezes se repete, como já ouvi algumas vezes, é tudo ciclico.

Um homem escreveu:

 "O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento."
(Proverbios 9:10)

Não um homem qualquer, mas Salomão, ual! que texto tremendo, pensamos que Salomão com toda sua sabedoria seria "O homem", como Deus o projetou, mas sabemos que Salomão se deixou levar pelas religiões pagãs de suas mulheres e ergueu altares a deuses pagãos em Israel, mas não temos certeza sobre o fim desta história.

Mas houve um homem que só não surpreendeu Deus, e este homem é Jó, quando após ter perdido sua riqueza, seus filhos e sua saúde, após ser orientado por sua mulher a amaldiçoar a Deus e morrer exclamou:
 
"Como fala qualquer doida, assim falas tu; receberemos de Deus o bem, e não receberemos o mal? Em tudo isso não pecou Jó com os seus lábios."

(Jó 2:10)

É claro que Deus, todo Poderoso, sabia que Jó não o desapontaria, por isso desafiou a Satanás.

(Jó 1) 

É isso que Deus quer de nós, que sejamos o Homem que Ele projetou. Que dominemos sobre todas as coisas, mas o que vemos é precisamante ocorrer o oposto, somos dominados, por paixões humanas, mundanas e passageiras.

Não se deixe ser intimidado pelas pressões deste mundo e tome cuidado mesmo com conselhos de pessoas próximas a você.

Sejamos homens humildes para reconhecer as virtudes de nossas esposas e aprendermos com elas, mas acima de tudo sejamos sábios para nunca nos rebelarmos contra Deus.

Deixo mais dois textos para reflexão:

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte;
lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar;
ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo."
(1 Pedro 5:6-9)






"Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós."
(Tiago 4:7)

 A Palavra de Deus para nossas vidas, homens de Deus, é Seja o Homem! O homem que planejei!


Palavra ministrada no Culto de Homens - Homens em Ação - Igreja de Deus em Perus.
Silas Prado



Nenhum comentário:

Postar um comentário